“Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” Paulo Freire
O Sorriso Colégio e Curso entende como currículo o conjunto dos objetivos de cada disciplina quanto aos conteúdos, os pressupostos para a atuação e procedimento do grupo docente e discente, as práticas pedagógicas, conhecimento, valores que viabilizam as propostas de uma educação integral.
O currículo formal coopera para que os estudantes alcancem seu máximo potencial no desenvolvimento mental, físico, afetivo, existência, social e vocacional. O verdadeiro conhecimento de tais capacidades inclui elementos cognitivos, experimentais, emocionais, relacionados e intuitivos. A aquisição dos verdadeiros conhecimentos leva a uma compreensão integral, que se manifesta em decisões e escolhas sábias de conduta e de vida.
Esta proposta curricular não define conteúdos curriculares fechados, antes propõe posturas e caminhos metodológicos, assumindo a formação do cidadão como eixos norteadores da sua organização curricular. Vencer os conteúdos programados não é o primeiro objetivo, pois a maior preocupação é atuar na formação do indivíduo, no processo de recriação do seu “ser gente”, na ampliação dos conhecimentos, na capacidade de resolver problemas e na formação de valores humanos como solidariedade, participação, justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário